Entenda o que é ansiedade, sintomas e como ela afeta a vida.
A ansiedade é uma resposta natural do corpo ao estresse, porém a frequência e intensidade dessa resposta, pode afetar significativamente a qualidade de vida e a saúde. Neste artigo, poderemos compreendê-la mais amplamente. Entenda o que é a ansiedade, seus sintomas e como ela pode impactar o dia a dia.
A ansiedade se caracteriza por sentimentos de tensão, preocupação excessiva e angústia, podendo apresentar alterações físicas como aumento ou queda da pressão arterial, tremores, suor intenso e dificuldade para respirar. Apesar de ser entendida como uma reação normal a situações de estresse ou que requerem maior atenção, é considerada um transtorno psicológico pelo grau de prejuízo causados à saúde e funcionalidades da vida. Por afetar a saúde tanto física quanto mental, nos casos em que a pessoa acometida observa prejuízos frequentes e perda do controle sobre os sintomas, é necessário buscar ajuda especializada com atendimento psicológico e possivelmente tratamento médico com psiquiatra a fim de evitar danos ainda maiores.
Como sintomas mais comuns podemos citar:
Físicos:
-
- Palpitações: Sensação de batimentos cardíacos acelerados ou irregulares. Sudorese: Transpiração excessiva, mesmo em situações não estressantes.
-
- Tremores: Tremores nas mãos ou em outras partes do corpo.
-
- Sensação de Falta de Ar: Dificuldade para respirar ou sensação de sufocamento.
-
- Tontura: Sensação de vertigem ou desmaio.
-
- Tensão Muscular: Rigidez ou dor nos músculos.
Emocionais:
-
- Preocupação Excessiva: Pensamentos constantes e incontroláveis sobre possíveis problemas ou perigos.
-
- Medo Irracional: Medo intenso e desproporcional em relação à situação real.
-
- Dificuldade de concentração: Problemas para focar em tarefas ou lembrar de informações.
-
- Irritabilidade: Sensação de estar constantemente no limite ou facilmente irritável.
-
- Insônia: Dificuldade para adormecer ou manter o sono.
Alguns dos prejuízos mais frequentes da ansiedade sobre a vida cotidiana afetam áreas fundamentais da nossa existência como:
-
- Trabalho – a dificuldade de concentração e a preocupação constante podem prejudicar o desempenho no trabalho ou nos estudos, levando a uma queda na produtividade e no rendimento. Compromete ainda o nível de satisfação com os próprios resultados.
-
- Relações Interpessoais – a irritabilidade e o medo irracional colocam em risco o relacionamento com familiares, amigos, colegas e outras pessoas do convívio, causando conflitos recorrentes, mais insegurança e isolamento social.
-
- Saúde Física – os sintomas físicos da ansiedade, como palpitações e tensão muscular, podem levar a problemas de saúde a longo prazo, como hipertensão e dores crônicas.
-
- Qualidade de Vida – o Transtorno da Ansiedade pode reduzir gravemente a qualidade de vida da pessoa, limitando ou impossibilitando a sua capacidade de desfrutar de atividades diárias causando-lhe sofrimento emocional constante.
Embora a ansiedade seja debilitante, em baixo ou mais elevado grau, existem estratégias que pontualmente podem auxiliar no controle e estabilização momentânea dos sintomas, podemos citar algumas como exemplo:
-
- Exercícios de respiração – com técnicas de respiração profunda é possível acalmar o sistema nervoso e atenuar os sintomas físicos como a falta de ar e a palpitação cardíaca.
-
- Atividades Física – a prática regular de exercícios físicos como caminhada, corridas ou atividades guiadas por profissional capacitado de educação física, pode ajudar na liberação de endorfina, hormônio natural que promove a sensação de bem-estar.
-
- Suporte Social – Exercitar o convívio social com amigos e familiares com quem haja bons vínculos de confiança e afeto proporciona apoio emocional e ajuda a lidar com a ansiedade.
No entanto, como já mencionado no início deste artigo, a ansiedade enquanto transtorno que prejudica, incapacita e adoece requer atenção especializada. Esse cuidado se realiza por meio de tratamentos específicos, com profissionais dedicados a compreender cada caso individualmente e proporcionar ao paciente o suporte emocional necessário para o enfrentamento do problema e um plano de ação que vise solucionar os problemas identificados para recuperação da saúde e do bem-estar geral.
Ao identificar a presença de sintomas mencionados durante essa leitura, percebendo que a ansiedade está afetando significativamente a sua vida e você não tem conseguido gerenciar sozinho os prejuízos causados. Busque ajuda profissional com psicólogo o quanto antes.
Sua jornada de autoconhecimento começa agora. Entre em contato com a psicóloga Aline Santos pelo WhatsApp.