Perguntas Frequentes
Quanto tempo vai levar o tratamento e eu vou poder me sentir melhor?
O tempo necessário de tratamento psicológico é individualizado, não é possível estimar com precisão o quanto irá durar para que as queixas iniciais sejam sanadas e outras questões subjacentes possam também serem dirimidas. Porém, ao iniciar a terapia o paciente já encontra desde o primeiro momento o apoio do qual necessita para enfrentar a situação-problema, possibilitando, assim, a recuperação da saúde mental e qualidade de vida.
O problema que me trouxe aqui existe na minha vida “desde sempre”, é possível encontrar uma solução para que deixe de ser como tem sido até hoje?
Durante o processo terapêutico o paciente constrói um caminho diferente do percorrido até então, com esta decisão e a tomada de uma nova consciência abre-se com amplitude a possibilidade de superação e ressignificação das experiências de vida. A vida pode dividir-se entre antes e depois da terapia.
Apenas com a consulta eu já vou melhorar ou será necessário utilizar remédios também?
Nas consultas iniciais o psicólogo faz uma avaliação do quadro de saúde mental do paciente, há casos em que na primeira consulta já é possível identificar se existe ou não a necessidade de tratamento medicamentoso. Se necessário, a conduta adequada é preparar o paciente e encaminhá-lo para o atendimento com médico psiquiatra. Nos casos em que, de forma responsável, o psicólogo dispensa o tratamento médico por considerar a capacidade e disponibilidade emocional do paciente para o alcance dos resultados, a conduta acerca desta dessa decisão deve ser explicada com clareza ao paciente.
Como saber se a terapia realmente poderá me ajudar?
Se diante de uma dificuldade que lhe causa sofrimento ou lhe inquieta de alguma forma você já tentou resolver sozinho e não conseguiu; se com o apoio da família, dos amigos e da religião você não conseguiu, é o momento de buscar ajuda profissional especializada. Mas o mais importante é: você não precisar esperar tanto, se for para “resolver”, para melhorar e para ser feliz de novo, o quanto antes, melhor. Certo?
Tenho muita dificuldade para explicar o que sinto. Como conseguir alcançar resultados na terapia com mais este problema?
Com o estabelecimento do vínculo, à medida em que for se sentindo mais seguro e que as suas perspectivas forem se organizando, com o auxílio do psicólogo você será capaz de expressar ao seu modo o que pensa e sente. O aprimoramento das ferramentas para uma comunicação eficaz também estará presente no plano terapêutico do psicólogo para você.
Eu poderei interromper o tratamento quando eu quiser?
Sim. A liberdade e direito de escolha do paciente devem ser respeitados desde o primeiro até o último momento da terapia. Quando você estiver apto, segundo avaliação do psicólogo, a seguir sem precisar mais do suporte psicológico, você obterá alta do tratamento. Porém, se você desejar por alguma outra razão, cessar as consultas, poderá fazer quando achar melhor. Considerando o vínculo estabelecido e o conhecimento do profissional sobre a sua história de vida, é interessante que você apresente o seu desejo ao psicólogo na última consulta para que façam as considerações finais.