Tratamentos
Veja abaixo alguns dos tratamentos em que eu poderei lhe auxiliar.
O que você precisa?
Obesidade
A obesidade é classificada como uma doença e sendo assim requer atenção e os melhores cuidados disponíveis para o seu tratamento. A condição do sobrepeso que, por agravantes, pode culminar no quadro de obesidade, tem impactos severos na vida da pessoa acometida pela doença. A saúde física se deteriora gravemente e a saúde mental sofre danos também graves, já que a nossa compreensão de saúde corresponde ao “estado geral de bem estar físico, mental e social” (OMS).
Por meio da terapia, o paciente poderá se conscientizar de forma assertiva sobre a sua condição e, sob orientação do profissional de psicologia que possua domínio sobre essa demanda, sua implicação no tratamento possibilitará a recuperação da saúde de forma geral, com a construção de novos hábitos de vida, restabelecimento de metas, reelaboração de projeto de vida a partir de parâmetros realistas e alcançáveis e por fim, a pessoa poderá experimentar novamente o sentimento de realização, controle sobre a própria vida e felicidade.
O tratamento para obesidade comumente envolve cuidados multiprofissionais, ou seja, além de acompanhamento psicológico, é necessário em muitos casos, o acompanhamento médico e de nutricionistas.
Ansiedade
O sofrimento mental causado pela ansiedade pode gerar prejuízos significativos, tais como: baixa no rendimento profissional ou acadêmico, danos nas relações sociais (familiares, de trabalho, de amizade e outros), além de insegurança, baixa na autoestima e comprometimento na funcionalidade da rotina, isto é, a realização de tarefas básicas do dia-a-dia passam a custar grandes esforços e ocasionam a intensificação do sofrimento.
Se você sofre de Transtorno de Ansiedade, não precisa passar sozinho(a) por este problema. A Psicoterapia pode te ajudar no restabelecimento da sua saúde psicológica e emocional.
Depressão
Conforme a classificação entre os níveis Leve, Moderado e Severo o tratamento contra a Depressão consiste no acompanhamento psicológico e abordagem medicamentosa sob supervisão do médico psiquiatra nos casos mais graves. Com esses cuidados inicia-se o enfrentamento mais adequado que possibilitará a superação dos obstáculos limitantes e consequente recuperação da saúde mental.
Auxílio no restabelecimento de rotina
Estabelecer uma rotina organizada é parte da condição básica para uma vida ordenada e com amplo potencial de realização e felicidade, pois a ordem proporciona o sentimento de segurança e de prazer além de possibilitar o controle oportuno sobre as circunstâncias da vida que podemos determinar, gerando assim os resultados ideais ou os mais próximos possíveis dos ideais almejados. Para tanto, é necessário o desenvolvimento de habilidades que possam tornar essa missão não mais uma frustração na vida, mas sim uma ocasião de realizações significativas, sendo a rotina organizada uma ferramenta eficaz a mais no gerenciamento da vida.
Autoestima e Desenvolvimento pessoal
No processo de autoconhecimento a pessoa tem a oportunidade de visualizar de forma mais realista seus pontos de fragilidade ao mesmo tempo que passa a reconhecer as potencialidades até então ocultas ou negligenciadas. Deste modo, torna-se possível aprimorar as próprias qualidades e habilidades e também resolver a insatisfação com os aspectos entendidos como “negativos”. Ou seja, com o auxílio da Psicoterapia a pessoa se desenvolve em vários âmbitos da vida e com o amadurecimento emocional também decorrente desse processo ela passa a aceitar-se melhor e sentir-se mais feliz e satisfeita consigo mesma e com as transformações que enxerga ser capaz de realizar.
Orientação Familiar
O olhar técnico do psicólogo se propõe a compreensão ampla da dinâmica familiar possibilitando que, através da escuta qualificada e manejo adequado dos conflitos entre os membros, sejam recuperadas a qualidade do vínculo afetivo e a funcionalidade saudável das relações neste grupo social de importância singular na sociedade.
Sofrimento por perdas
Perdas muito significativas costumam causar forte mobilização emocional chegando, em casos mais graves, a produzir um quadro de adoecimento físico e mental. No acompanhamento psicológico, a pessoa enlutada, a pessoa que enfrenta expressivo prejuízo patrimonial e as pessoas que vivenciam a dor da separação poderão encontrar o apoio, a compreensão e, principalmente, o auxílio de que necessitam para reorganizar a vida após a experiência traumática. A Psicoterapia é uma ferramenta de excelente eficácia no processo de ressignificação, fortalecimento das habilidades já existentes e superação promovendo através destas etapas a retomada da esperança e da motivação para a continuidade da vida com seus significados, razões e felicidade.
Sem saúde mental não há saúde!
Se você vivencia uma situação que lhe causa sofrimento e impede de viver mais plenamente, sendo mais realizado(a) e feliz, fazer terapia poderá ajudar na superação dos obstáculos que te separa da vida que você deseja.